
Rondônia - O Parlamento francês aprovou neste domingo (16) o projeto de lei que substitui o atual passaporte sanitário por um passe de vacinação válido para maiores de 16 anos.
Por 215 votos a favor, 58 contra e 7 abstenções o projeto deve ser encaminhado ao Conselho Constitucional a pedido dos parlamentares socialistas, da oposição, para que sejam respeitadas as "liberdades fundamentais", o que atrasará por alguns dias a promulgação do projeto.
Com o aumento de casos de contaminação pela Covid-19 provocado pela variante ômicron, o governo tem pressa para que o texto entre em vigor.
O passaporte vai impedir que os não vacinados tenham acesso a vários espaços, como trens, restaurantes e cinemas, que passa a exigir o esquema de imunização completo, exceto para acessar serviços de saúde.
No atual sistema, a possibilidade de apresentar teste negativo para covid-19 ou ter superado recentemente a doença dava acesso a esses locais.
No entanto, o novo documento só será exigido a partir dos 16 anos, enquanto aos menores entre 12 e 15 anos continuará a ser solicitado o atual passaporte sanitário.
Fonte: Brasil247
0 Comentários