O DIA NA HISTÓRIA
30.12.2023 – BOM DIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
1951 – O Banco de Crédito (atual Basa) tem CR$ 200 milhões, como incentivo à produção de borracha, mas deixa fora as borrachas “fracas”, dos tipos “maniçoba” e “mangabeira”.
1967 – O colégio “Estudo e Trabalho” diploma 49 Técnicos em Contabilidade, a maior turma desde sua instalação. O paraninfo é o megaempresário da Comunicação, jornalista Assis Chateaubriand.
1981 – Todos os secretários do Território e dirigentes do chamado “1º escalão” entregaram seus cargos, e esperam a chegada do governador Jorge Teixeira para saber se serão reconduzidos.
1987 – Em Cerejeiras, o governador Jerônimo Santana acusou seu secretariado de tramar contra ele, e um dos secretários, Álvaro Lustosa, o desafiou a identificar os “traidores”.
1989 – O bloco “Mistura Fina” abre amanhã o carnaval de rua de Porto Velho. Membros de escolas de samba, blocos e da Banda do Vai Quem Quer vão engrossar o desfile do Mistura Fina.
COMEMORE
Católicos celebram santos Félix I, papa; São Rugero.
BRASIL
1978 - O Presidente Ernesto Geisel anuncia o fim dos atos institucionais.
1852 – Morre Francisco Gomes da Silva, o Chalaça (n. 17901), personagem do Império (n. 1791).
1898 - Nasce Luís da Câmara Cascudo (+ 1986) um dos grandes nomes da cultura e folclore do país.
1998 – Criação do Vale do Aço (Minas, SP e RJ).
MUNDO
1993 — O Vaticano e Israel estabelecem relações diplomáticas.
1953 – Nos EUA começam a ser vendidos os primeiros aparelhos de TV em cores.
FOTO DO DIA
2 PREFEITOS, 2 JORNALISTAS E TEIXEIRA
Nas extremidades (da foto) os prefeitos Bader Massud e Tião Valladares (de Guajará-Mirim e Porto Velho); ao centro o governador Jorge Teixeira e os dois “mais jovens”, os jornalistas Lenílson Guedes(de barba) e Zé de Lima Mendonça. A foto é do início da década de 1980 e todos, contribuíram para a criação do Estado.
Mendonça, macapaense, trabalhou em vários jornais locais e logo após a criação do estado retornou a sua terra, com rápida passagem profissional em Manaus.
Lenílson, paraibano, veio em 1980 trabalhar na EBN, e depois seguiu em sua vida profissional, foi de repórter a assessor de vários órgãos do Estado, sendo, durante muito tempo, assessor na Polícia Militar.
Bader Massud, guajaramirense, exerceu várias funções, inclusive sendo o 23º prefeito de Guajará-Mirim, em 1983 conselheiro do Tribunal de Contas do Estado aposentando a seguir.
Sebastião (Tião) Valladares, acreano, engenheiro, já exerceu várias funções em Porto Velho sendo, durante vários anos, prefeito do município (1980/1985), o último do período do Território e o primeiro do Estado.
Jorge Teixeira, gaúcho, foi o último governador do Território e o primeiro do Estado.