O combate à criminalidade em Porto Velho ganhou reforço com a criação da força-tarefa integrada da Segurança Pública
Rondônia - Desde o início deste ano, o combate à criminalidade em Porto Velho ganhou reforço com a criação da força-tarefa integrada da Segurança Pública, que conta com patrulhamento policial em solo e também apoio aerotático. De acordo com a Gerência de Aviação de Estado (GAVE), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram desenvolvidas 11 operações integradas, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Penal, resultando em prisões e apreensões.
A Gerência de Aviação de Estado está inserida na força-tarefa integrada contra a criminalidade, para auxiliar as forças de segurança empregadas em solo através do patrulhamento aéreo, a fim de localizar criminosos, bens furtados ou roubados, na contenção de possíveis infratores em fuga e fazendo a segurança dos policiais em solo.
Patrulhamento aéreo em condomínios populares
De acordo com o gerente de Aviação de Estado, o tenente-coronel PM Rachid Sallé, a partir da instalação da força-tarefa, a Gave tem empregado diuturnamente dois helicópteros, Falcão 02 e Falcão 03, e reforçado as escalas de serviço de pilotos e operadores aerotáticos. Foram voadas 43 horas e 51 minutos em ações, operações e radiopatrulhamento aéreo. Deste total, 11 horas no período noturno. Os dois helicópteros, segundo o gerente, são modernos e adequados ao resgate, equipados com várias tecnologias.
Segundo o gerente de Aviação, a Gave conta com um efetivo especializado, pilotos com vasta experiência em operação. A unidade aérea existe desde 2009. São quase 15 anos e mais de 7 mil horas de voos em ações e operações. Os operadores aerotáticos são formados em cursos complexos de formação aérea, e já atuaram em várias unidades aéreas do Brasil. “Além disso, passamos por treinamentos constantes. Todo o investimento em equipamentos modernos aliado ao profissionalismo e comprometimento dos profissionais que compõem a Gave resultam em melhor prestação de serviço à população’’, ressaltou.
RESULTADOS
Até sexta-feira (19), foram alcançados resultados por meio da participação em diversas ações como operações de bloqueio e saturação, cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão realizadas nos principais condomínios populares de Porto Velho.
‘‘Nas ações que demos apoio tivemos como resultado a prisão de 11 criminosos, sendo ao menos três suspeitos de serem líderes de organizações criminosas. Durante os voos de radiopatrulhamento aéreo, também foram recuperados cinco veículos, entre motos e carros, produtos de roubo ou furto, e foram atendidas 17 ocorrências urbanas’’, afirmou o gerente de Aviação.
CIDADE SEGURA
A força-tarefa está vinculada ao Programa Cidade Segura da Sesdec e engloba diversas operações policiais. O empenho integrado das forças de segurança visa fortalecer a proteção da população em Porto Velho.
A população pode colaborar com a força-tarefa por meio de denúncias aos telefones 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil, por meio dos totens instalados em pontos estratégicos e ainda pelo App PMRO Cidadão, podendo ser baixado em um dispositivo móvel com sistemas operativos Android [https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ro.pm.pmrocidadao] ou IOS (https://apps.apple.com/br/app/pmro-cidad%C3%A3o/id1535839641).