O evento acontecerá 31 de maio, às 19h, em um shopping de Porto Velho
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância cultural do evento. “O Arraial Flor do Maracujá é uma celebração que remonta a tradições ancestrais e se tornou um símbolo da identidade cultural da região. Reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Rondônia, este evento é uma manifestação significativa de nossa herança cultural”.
O secretário da Sejucel, Junior Lopes enfatizou a trajetória histórica do Arraial, afirmando que, “desde sua primeira edição em 1983, o Flor do Maracujá mantém viva a tradição das festas folclóricas juninas, com apresentações de grupos de quadrilhas e bois-bumbás da região. É uma honra poder promover e preservar essa rica manifestação cultural, que é o Arraial Flor do Maracujá”.
A origem do nome “Flor do Maracujá” remonta à década de 50, com a homenagem à primeira quadrilha registrada em Porto Velho, a Quadrilha Flor do Maracujá. Segundo relatos históricos, as damas da quadrilha adornavam seus cabelos com as flores de maracujá, abundantes na região na época junina. Essa tradição inspirou o nome e a essência do evento, que perduram ao longo de décadas, enraizando-se cada vez mais na cultura local.