![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLQKY2VilHGFIJsVbnvV820Q7WDuCiVEPJd0FwvStlMX359ZZv0UDI3UBGlUwq9MU-l5jfq6PVGT7wiZmc2tINC3igyRUgLxmTwc_vd5dnJUNrQC7SbRa_3LSWfnuu05twhzi8QSTADH_pu3dirjEpPmfTLprA1ZYhhSkz66zHDypcu7-8wgvAc9IcLh4u/s16000/Abertura-da-campanha-Maio-Laranja-Maria-Carmosina-13.05.24-Fotos-Ananda-Carvalho-3.jpg)
Mobilização está sendo direcionada para todas as 408 escolas estaduais, promovendo a conscientização de toda a comunidade
Rondônia - Nesta segunda-feira (13), o governo de Rondônia promoveu o evento de abertura da campanha Maio Laranja, em alusão ao combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Carmosina Pinheiro, em Porto Velho. A iniciativa busca sensibilizar as unidades escolares sobre a importância de orientar os alunos e mobilizá-los quanto à participação de atividades que serão realizadas no ambiente escolar, visando debater essa temática sensível e fundamental à proteção das crianças e adolescentes.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destaca que, para garantir a abrangência das ações, as 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) foram solicitadas a indicarem uma escola por município onde, de forma simultânea, nos 52 municípios do Estado, também foram realizadas as solenidades de abertura das atividades, envolvendo a temática Maio Laranja. Dessa forma, a mobilização está sendo direcionada para todas as 408 escolas estaduais, promovendo a conscientização e o engajamento de toda a comunidade escolar na luta contra a violência infantojuvenil.
![](https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/Abertura-da-campanha-Maio-Laranja-Maria-Carmosina-13.05.24-Fotos-Ananda-Carvalho-7-370x278.jpg)
Evento teve participação de gestores, alunos e professores
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este evento visa fortalecer os projetos e investimentos do governo estadual com a proteção das crianças e adolescentes, como também, enfatizar a importância da mobilização coletiva e do papel fundamental da educação, no que tange à prevenção e combate ao abuso e exploração sexual.
“É dever do estado garantir um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. A escola desempenha um papel essencial nessa missão, e é através da educação e conscientização que podemos construir uma sociedade mais justa e protetiva às futuras gerações”, ressaltou Marcos Rocha.
A titular da Seduc, Ana Pacini, reforça o compromisso da pasta com a promoção de ações que contribuam para o enfrentamento dessa grave violação dos direitos humanos: “Nossa missão é proporcionar uma educação integral e de qualidade, que também inclui a proteção e o bem-estar de nossos estudantes. Estamos empenhados em colaborar com a construção de uma cultura de respeito e prevenção ao abuso e exploração sexual infantil no estado”.
O evento de abertura da campanha Maio Laranja contou com a participação de gestores escolares, professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, reforçando o compromisso de todos na promoção de uma infância e adolescência livres de violência e abuso sexual.