O evento marca o início de uma série de ações e capacitações a serem implementadas ao longo do ano
Rondônia - O estado de Rondônia participa do 1º Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 21 e 23. O evento reúne gestores das secretarias de Segurança Pública de todo o país. Lançado pelo governo federal, o programa tem como objetivo otimizar a aquisição de equipamentos e serviços para as forças policiais, promovendo maior eficiência e transparência nos processos de compra.
Representando Rondônia, estão presentes o diretor-executivo da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Paulo Henrique Barbosa, e representantes de cada força de segurança do estado: Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO). A participação dos representantes foi custeada pelo governo federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A participação do estado no encontro representa um avanço significativo. O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o programa pode trazer inúmeros benefícios à segurança pública local. “Poderemos aprimorar nossos processos de aquisição, garantindo que as forças de segurança tenham acesso a equipamentos de qualidade a preços justos, e em prazos adequados”, ressaltou.
A meta é garantir a utilização adequada dos recursos, assegurando que as forças de segurança recebam materiais necessários para operar de forma eficaz, evitando assim, desperdício e corrupção.
BENEFÍCIOS PARA RONDÔNIA
Rondônia participa de evento que destaca a segurança pública
- Melhoria na qualidade dos equipamentos: com processos de compra mais eficientes, o estado poderá adquirir equipamentos de última geração, essenciais ao trabalho das forças de segurança.
- Economia de recursos: A padronização e centralização das compras podem resultar em uma economia significativa, liberando recursos que podem ser investidos em outras áreas da segurança pública.
- Transparência e combate à corrupção: o programa inclui mecanismos rigorosos de controle e transparência, reduzindo as possibilidades de fraudes e desvios de recursos públicos.
Durante o evento, o coronel Paulo Henrique Barbosa destacou a importância da participação ativa de Rondônia nas discussões nacionais sobre segurança pública. “Nossa participação demonstra o compromisso de Rondônia com a modernização e eficiência no uso dos recursos públicos. Estamos empenhados em implementar as melhores práticas e contribuir para a construção de um sistema de segurança pública mais robusto e eficaz em todo o Brasil”, declarou.
EXPECTATIVAS
O encontro marca o início de uma série de ações e capacitações a serem empreendidas ao longo do ano. Rondônia está se preparando para integrar as novas diretrizes e adaptar os processos internos de compra às melhores práticas recomendadas pelo programa. A expectativa é que essas melhorias aumentem a eficiência das operações de segurança, e façam do estado um modelo para outras regiões do país.