O DIA NA HISTÓRIA
27.6.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1918 – Justiça na selva: no seringal “Fonte Nova”, Rio Machado, o latrocida Oscar Coimbra roubou e matou o seringueiro Alfredo Sant’Ana, cujos companheiros capturaram Oscar e o enforcaram.

1943 – Contratados pela empresa Guaporé Rubber Development, saem de Cuiabá 100 trabalhadores, para continuar a abrir da estrada até Vilhena.

1926 – A Convenção Sportiva Portovelhense cria o primeiro Departamento de Árbitros do Futebol local, composto pelos sporstmen Cícero Menezes, Gustavo Cunha e Joaquim Franco.
 
1943 - O Dpto Federal de Estradas de Ferro elogia a direção da Madeira-Mamoré por continuar a construção de casas para ferroviários, e o aproveitamento de restos de obras para construção de um armazém.

1963 – Ari Marcos da Silva toma posse como 16º governador do Território. Em sua gestão foram feitos os primeiros estudos visando ao aproveitamento energético da Cachoeira Samuel, no Rio Jamari, onde foi construída a hidrelétrica de Samuel.

1982 – A Seduc informa: a duplicação do número de matrículas escolares, desde 1979, e a aplicação de mais cursos para qualificar melhor o professorado.

HOJE É

Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (ONU). Dia Nacional do Progresso. Dia Nacional do Vôlei. Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.
Católicos celebram Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, São Cirilo de Alexandria.

BRASIL

1908 — Nasce Guimarães Rosa (m. 1967), escritor, principais obras: “Grande Sertão: veredas” e “Sagarana”. 

1990 – Criado o Instituto Nacional do Seguro Social.
 
MUNDO

1929 - Primeira demonstração de TV em cores no Laboratório Bell em Nova York. 

1976 — Terroristas da OLP sequestram avião da Air France (voo Tel Aviv/ Paris).

FOTO DO DIA
SEU DEGA DO MINGAU

Em todas as cidades sempre há, pelo menos, um personagem sempre lembrado, ou, como é o caso de Porto Velho onde há vários deles, seja lá por qual motivo. Um dos personagens locais é a “Bailarina da Praça” e tem público cativo.

Outro é o “Ceguinho”, que anda sozinho pelas ruas e raramente usa as calçadas, que teria feito até interferência eletrônica durante um voo. Outro personagem popular era o “Roberto Carlos” - lembram dele?

Na metade da década de 1980 aportou aqui um cearense que deixou lembranças de um caldo – lembram? – “Consomê levanta moral”, e ficou conhecido pelo que oferecia: “Consomê”.
 
A foto que ilustra a coluna é de uma dessas figuras, o “Dega do Mingau”. Todos os dias ele estacionava seu veículo, o “Bom Sussesso” puxado por um boi de carga, em frente onde funciona hoje o Sesc-Centro.

O memorialista Luís Claro (a foto é de seu acervo), lembra. Era só o “Dega do Mingau” chegar com os panelões imensos, cheios, logo a carroça era esvaziada pelos clientes, ainda que estivesse “aquele” sol canicular.