Com foco na segurança, o curso de Formação de Motofretista é destinado aos profissionais de entrega de mercadorias

Rondônia - Regulamentado nos termos da Resolução n° 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está ofertando o curso de Formação de Motofretista, destinado aos profissionais que atuam na entrega de mercadorias utilizando motocicletas e motonetas. As matrículas tiveram início na terça-feira (16) e podem ser feitas até o dia 9 de agosto, das 7h30 às 13h30. Os interessados devem comparecer à Escola Pública de Trânsito (EPTran), situada na Avenida Padre Chiquinho, nº 903 , no Bairro Pedrinhas, em Porto Velho, ou pelo WhatsApp (69) 99356-0519.

Com foco na segurança e eficiência, o Curso de Formação de Motofretista será realizado no período de 12 a 14 de agosto nos turnos da tarde e noite, e abrange aspectos como normas de trânsito, direção defensiva e técnicas específicas para o transporte de carga.

EXIGÊNCIAS
  • Ter 21 anos completos;
  • Estar habilitado, no mínimo há 2 anos, na Categoria A;
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) decorrente de crime de trânsito, bem como, não estar impedindo judicialmente de exercer seus direitos;
  • Efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 227,22 (duzentos e vinte e sete reais e vinte e dois centavos).

Com carga horária de 30 horas-aula, o curso está distribuído em três módulos conforme quadro a seguir:

CURSO DE FORMAÇÃO EM MOTOFRETISTA

30 h/a

Módulo I

Ética e Cidadania na Atividade Profissional

3 h/a

Noções Básicas de Legislação

7 h/a

Gestão do Risco Sobre Duas Rodas

7h/a

Segurança e Saúde

3 h/a

Módulo II

Transporte de Cargas

5 h/a

Módulo III

Prática Veicular Individual Específica (Carga)

5 h/a