O etnoturismo foi apresentado como uma oportunidade a ser cada vez mais explorada em Rondônia e outros estados da Amazônia
Rondônia - Uma oportunidade para ampliar a produção de atrativos rondonienses levou profissionais do turismo rural, enoturismo, entre outros, ao segundo dia da ExpoTurismo Rondônia 2024, na sexta-feira (5), em Porto Velho. Realizada pelo governo do estado, a exposição revelou aos participantes uma nova forma de atrair mais turistas, além da novidade do momento, o lançamento da Central de Atendimento Turístico Digital (CAT Digital).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a exposição acelera as chances de visibilidade do estado em benefício do desenvolvimento socioeconômico. “Implementar políticas públicas que favoreçam esse setor é qualificar nosso cartão-postal para que outros estados e países conheçam a dimensão que Rondônia tem, e como seus recursos podem ser aproveitados. Parabéns a todos esses profissionais por acreditarem no nosso potencial e investirem assim em uma área tão importante para o crescimento”, salientou.
Workshops reuniram secretários municipais de turismo e profissionais do segmento
O titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, ressaltou que investir no setor possibilita a geração de negócios. “Os rondonienses possuem um dos melhores recursos naturais do país, e cabe ao estado estimular esse potencial atrativo para o mundo. Por isso, acreditamos que a ExpoTurismo Rondônia já é um sucesso no fortalecimento da nossa cultura e diversidade turística, o que abrirá mais oportunidades para futuras parcerias, visando excelentes negócios”, pontuou.
Entre tantas experiências compartilhadas, o workshop da sexta-feira trouxe o empresário Deusemínio de Almeida, de Ouro Preto do Oeste, para abordar as técnicas do Turismo Rural Comunitário. O método apresentado ao público baseia-se na colaboração entre agricultores, que combinam suas matérias-primas para criar produtos finais como chocolates, linguiças, queijos e outros, destinados à comercialização.
FORMAS DE TURISMO
Há 26 anos exercendo o Turismo Rural Comunitário no estado, o empresário iniciou suas atividades quando ainda morava no município de Ariquemes, reunindo vizinhos e familiares que possuíam propriedades próximas com algum tipo de produção. Ao se mudar para Ouro Preto do Oeste, considerado foco do cacau, ampliou esse formato.
Chocolote está entre as culturas produzidas no Turismo Rural Comunitário, apresentado por empresário
Segundo Deusemínio, a atividade tende a abrir espaço para que as pessoas visitem os locais onde são feitas essas produções, e assim nasce o turismo. “Um produtor rural colhe a cana-de-açúcar e repassa para outro agricultor fazer a rapadura, depois outro vai fazer o chocolate artesanal. Dessa forma, temos um trabalho feito em parceria no meio rural, onde a sociedade pode acompanhar e conhecer de perto, desfrutando dos ensinamentos rurais”, explicou.
A proposta apresentada pelo empresário no workshop é um dos modelos que influencia o estado a construir políticas públicas que creditam o método mencionado, além de se tornar uma prática agrícola que impacta o agronegócio. Esta ideia serviu também como modelo de gestão econômica e sustentável, a ser levado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em 2025, em Belém, no estado do Pará.
POVOS INDÍGENAS
Uma palestra sobre Etnoturismo proporcionou a troca de experiências entre a Superintendência Estadual dos Povos Indígenas (SI) e representantes dos governos do Acre e de Roraima. O destaque foi para o fortalecimento das atividades e estruturação de espaços atrativos em Rondônia, como a criação de roteiros para visitas as aldeias indígenas. Ao final do momento, uma parceria foi firmada entre os três estados, com o Programa Viaja Mais Servidor, por meio de um Termo de Intenção.
CAT DIGITAL
Uma nova facilidade para quem deseja conhecer os encantos de Rondônia foi lançada na sexta-feira, mediante a ferramenta CAT Digital, que é uma plataforma disponível em celulares, Android ou iOS, e ajudará o turista a explorar os atrativos do estado.
O “Tambamigo” foi lançado durante a ExpoTurismo Rondônia
O software é um ChatBot, apelidado de “Tambamigo”, em alusão ao peixe Tambaqui, um projeto inovador construído com Inteligência Artificial (IA), o qual conversará, online, 24 horas por dia com os usuários, por meio de aplicativos oficiais de chat do governo. Pela Setur, está aberto um chamamento para empresas privadas da rede hoteleira, restaurantes, transportadoras, parques aquáticos, agências e demais entidades do ramo.
A Central foi organizada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur) em conjunto com a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Para conferir o edital de chamamento, os interessados podem acessá-lo por meio do endereço eletrônico: rondonia.ro.gov.br/licitacao/771583/
POLO DE NEGÓCIOS
A exposição tem como objetivo promover a integração do setor turístico de Rondônia em toda região Norte e no Brasil, incentivando o desenvolvimento de negócios sustentáveis e valorizando os atrativos. Lançada na quinta-feira (4), sob coordenação da Setur, a iniciativa tende a transformar o estado em polo de negócios, espaço e inovação.
Dividida em diferentes espaços temáticos, os visitantes aproveitaram a tarde da sexta-feira para conhecer a estrutura da exposição que está repleta de novidades. Entre os segmentos da feira, estão espaços que abrangem diferente áreas do turismo, como: Aventura/Ecoturismo; Cultura; Gastronomia; Ecologia; Etnoturismo; Pescaria; meios de hospedagem, agências de viagens e outros.