O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

26.07.24 - BOM DIA!

RONDÔNIA


1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa

1922 – A localidade de Espiridião Marques (Guajará-Mirim) passa a ser distrito do município de Santo Antônio.

1924 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Forte de Óbidos, onde lidera a seguir uma revolta e dali foge, localizando-se a seguir no Rio Guaporé.

1942 – Por decreto, o presidente Getúlio Vargas cria o Banco da Borracha, depois Banco de Crédito da Amazônia e desde a década de 1960 Banco da Amazônia.

1967 – O superintendente João Walter, da Sudam, anuncia a construção da rodovia Manaus/Porto Velho, no início ano que vem, e uma rodovia de Abunã (RO) a Rio Branco (AC).

1981 – Por apoiar o governador Jorge Teixeira contra o art. 31 do projeto de criação do Estado, o vereador Paulo Struthos, presidente da Câmara (PVh), pode ser expulso do MDB.

1988 – O desabamento de um barranco matou seis pessoas, cinco da mesma família. A tragédia aconteceu na colônia dos Periquitos, na zona leste da capital.

HOJE É


Dia dos Avós. Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Dia Nacional do Arqueólogo. Dia do Recepcionista.

Católicos celebram Santa Ana e São Joaquim (avós de Jesus),

BRASIL

1996 – Pela 1ª vez o Brasil faz pódio duplo em Olimíada: (Vôlei de praia) ouro - Jackie Silva/Sandra Pires e prata - Adriana/Mônica, nos Jogos de Atlanta. 

1908 – Realizada em S.Paulo a 1ª corrida de automóveis do Brasil e da América do Sul.

MUNDO

1887 — Lançado o Primeiro Livro de “Esperanto” por Ludwik Lejzer Zamenhof.

FOTO DO DIA

SOBRE TERRITÓRIOS


Em 1942 o Brasil tinha um Território na Amazônia, o do Acre, subdividido em 3 prefeituras (Dec. n. 5.183, de 7/4/1904): Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá.

Em 1937 lideranças de Guajará-Mirim propões ao presidente Getúlio Vargas a criação de um Território na região, mas só em terras de Mato Grosso, e a capital em Guajará.

Quanto ao Território do Guaporé (desde 1956 Rondônia), foi decisiva a vinda de Vargas em 1940 a Porto Velho e o trabalho do diretor-geral da EFMM, Aluízio Ferreira, de que a capital deveria ser Porto Velho.

Aluízio – segundo o historiador Esron Menezes (FOTO) – teve a ajuda de Epaminondas Martins, governador do Acre, presente à visita do presidente e que, questionado a opinar, sugeriu que o melhor era a capital ser em Porto Velho.

13 de setembro de 1943, 2ª feira, um foguetório explode nos céus de Porto Velho. O programa “Hora do Brasil” noticia que Vargas assinara decreto criando vários Territórios Federais, um deles o Guaporé, com capital em Porto Velho.