O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

06.08.24 - BOM DIA!      

RONDÔNIA

1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros inicia a Revolução Acreana.

1942 – Instalado o Banco de Crédito da Borracha (atual Basa), tendo o governador do Território do Acre como presidente. Em Porto Velho o jornal Alto Madeira lança consulta popular sobre o nome que deve ter o futuro Território do Guaporé. (AM – ed 2.627 – Pág 4)

6 – 1948 – Desaparecido há 18 anos, o telegrafista Bernardo Monteiro pode estar na posse de índios Boca Negra, também citados como sequestradores do tenente EB Fernando Oliveira, em 1945.

1954 – Obras de drenagem, bueiros e aterro da Avenida Sete de Setembro serão inauguradas no dia dos festejos da Independência em Porto Velho.

1983 – No ginásio “Cláudio Coutinho”, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia.

1987 – A maior greve na Educação do Estado está em andamento e crescendo, deixando sem aulas, segundo o sindicato da classe, 220 mil alunos.

HOJE É

Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Dia da Revolução Acreana. Dia Interamericano do Escotista. 

Católicos celebram Dia de São Salvador do Mundo (Transfiguração de Jesus), São Hormisdas, São Justo e São Pastor – mártires, 

BRASIL

1661 - Assinado o Tratado de Haia, que oficializa a devolução a Portugal de território brasileiro invadido pela atual Holanda. 1691 – Morre João Ferreira de Almeida (n. 1628), missionário protestante autor da 1ª versão da Bíblia em português. 

MUNDO

1945 — A 1ª bomba atômica, a “Little Boy” é lançada pelos EUA sobre o Hiroshima (Japão), e o mundo conhece o terror atômico. 2012 — O astromóvel Curiosity da NASA pousa na superfície de Marte.

FOTO DO DIA

UM CULTO À HISTÓRIA

A Revolução Acreana (1902), suas razões, seus atores, sua importância, seus motivos, os fatos dela decorrentes - como a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e, por extensão o que esta obra gerou, é contada e cultuada no Acre.

Uma epopeia passada de geração a geração, cultuada e lembrada a cada 6 de agosto naquele Estado, e por seu povo, data que por humores da história, é a da Independência boliviana, em 1825.

A memória daqueles dias de 1902, os antecedentes e os posteriores, sempre é lembrada, e para quem vai a Rio Branco há muito para ver no aspecto da formação daquele povo, como o Museu dos Povos Acreanos e o Museu da Borracha (FOTO).

Além de espaços onde se sente a história pulsar, muito diferente de Rondônia, com muitas datas importantes, e fatos idem, não lembrados e cultuados.

Há 41 anos foi promulgada a 1ª Constituição estadual, mas ninguém lembra o trabalho daqueles 24 homens que nem sabiam sobre como fazer um documento de tão grande importância, que teve itens colocados na “Constituição Cidadã” de 1988.