Feira da Agricultura Familiar, realizada na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, contou com expositores que trouxeram uma variedade de produtos como embutidos, mel, doces, hortifrúti e artesanatos

Rondônia - As feiras da agricultura familiar organizadas pelo governo de Rondônia têm se consolidado como uma estratégia eficiente para dar visibilidade e viabilidade econômica às agroindústrias do estado. Encerrada na sexta-feira (27), a Feira da Agricultura Familiar, realizada no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, contou com expositores que trouxeram uma variedade de produtos como embutidos, mel, doces, hortifrúti e artesanatos. As feiras, que ocorrem periodicamente, oferecem aos produtores familiares a oportunidade de expandir o mercado e aumentar a lucratividade.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), responsável pela organização das feiras por meio da Coordenação da Agricultura Familiar, garante suporte logístico e transporte para os agricultores participarem dos eventos. Com o incentivo do governo, os produtores conseguem levar suas mercadorias a novos consumidores, ampliando a comercialização dos produtos e fortalecendo a economia local.

Agroindústria de salames recebeu recentemente uma encomenda de 300 unidades

O impacto que as feiras têm gerado para as agroindústrias familiares de Rondônia, é ressaltado pelo governo do estado como fundamental para aproximar os produtores de novos mercados e gerar renda de maneira consistente, oferecendo as condições necessárias para que os pequenos negócios prosperem e ajudando a melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura familiar.

FORTALECIMENTO DO SETOR

Entre os expositores, José Maria, dono de uma agroindústria de salames em Vilhena, falou sobre a importância de participar desses eventos. “Participar das feiras me permite não só vender meus produtos, mas também ter novos contatos. Recentemente, um cliente de outro município me encomendou 300 salames, e acredito que ele me conheceu em uma dessas feiras”, destacou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, enfatizou o papel estratégico das feiras no fomento à agricultura familiar. “O governo de Rondônia continuará estimulando e promovendo as iniciativas, garantindo que os pequenos produtores tenham a estrutura necessária para crescer e fortalecer o setor.”