Educadores da EPTran sensibilizam condutores sobre importância de dirigir com prudência

RondôniaO uso do veículo para cumprir as demandas diárias costuma ser uma rotina do motorista. No entanto, muitos não seguem os critérios estabelecidos pela legislação, a exemplo de transitar dentro da velocidade permitida. Dados da Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenast) apontam que, mais de 110 mil infrações dessa natureza foram registradas em Rondônia, no ano passado. Os dados apontam, ainda que, a maioria dos sinistros são provocados por fator humano. Para reverter este cenário, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem intensificado as campanhas educativas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento em educação de trânsito é primordial para uma conscientização geral. “O Detran é o órgão fiscalizador, mas também educativo. As ações realizadas ao longo de todo o estado são fundamentais para que nossos condutores sejam conscientes e transitem em segurança”, enfatizou.

“CALMA, VAI DE BOA”

A campanha desenvolvida pela Escola Pública de Trânsito (EPTran) conscientiza os condutores sobre a importância de dirigir com prudência, respeitando à sinalização e conduzindo dentro da velocidade permitida. O slogan da campanha alerta ainda: “Melhor perder um minuto no trânsito do que a vida para sempre”.

Equipes de fiscalização e educação fazem sensibilização de condutores

Com foco na proteção da vida, a campanha “Sua Vida Vale Mais!” atua também, conscientizando os condutores a dirigirem com prudência, sem utilizar o celular na hora da condução e transitando em conformidade com a velocidade permitida.

O diretor da EPTran, Welton Roney, afirma que essas ações são exemplos de comprometimento do Detran-RO com o condutor e todos os envolvidos no trânsito. “Nossos voluntários estão nas ruas constantemente. O trabalho envolve pit stops, blitz educativas, ações nas escolas, entre outros. O que queremos é que as pessoas se conscientizem e trafeguem com prudência”.

Além disso, durante as ações de fiscalização, o Detran-RO também fiscaliza e orienta os condutores a não ultrapassarem a velocidade permitida. Brenno Dionízio, diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, lembra que, “esse trabalho tem o objetivo de proporcionar mais segurança no tráfego viário.”

PNATRANS

O diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, enfatizou que, as ações do Detran-RO estão fundamentadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que se alinha às iniciativas da Organização das Nações Unidas para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana; estabelecendo metas para redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.