O Fera 2024 será transmitido ao vivo pela plataforma oficial do festival

RondôniaA votação aberta ao público referente ao Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do governo de Rondônia, acontece de 2 a 4 de dezembro de 2024, em formato online. A mudança se deve ao contingenciamento orçamentário estabelecido pelo Decreto nº 29.321/2024 e à situação de emergência declarada pelo Decreto nº 29.417/2024, decorrente dos impactos das queimadas florestais. O evento busca promover a cultura escolar por meio de cinema, dança, artes visuais, música e teatro, reforçando o tema desta edição: “Brasilidade”.

O festival promove a valorização da cultura escolar em diferentes linguagens artísticas, incentivando a troca de experiências entre estudantes, educadores e artistas da Rede Estadual de Ensino. Os segmentos contemplados incluem cinema: animação, documentário e ficção; dança: solo/duo e conjunto; artes visuais e fotografia; música: canto, instrumental, grupo vocal e banda; e teatro. O resultado final será divulgado no dia 6 de dezembro, no canal da Mediação Tecnológica no YouTube.

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e Lei Estadual nº 4.239/2018, o Fera 2024 será transmitido ao vivo pela plataforma oficial do festival que pode ser acessada pelo link https://fera.seduc.ro.gov.br/, onde o público poderá participar na escolha dos vencedores entre 2 e 4 de dezembro. A organização destaca a colaboração da Superintendência Regional de Educação (Super), das escolas estaduais e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), que desenvolveu o site de votação, garantindo uma experiência acessível e interativa.

“O Fera é uma

oportunidade de valorizarmos nossos talentos estudantis, incentivando a diversidade cultural e identidade nacional. Rondônia se destaca por transformar desafios em soluções inovadoras, como o formato online que conecta estudantes e comunidade em uma celebração única”, ressaltou o governador Marcos Rocha.

COMPROMISSO

A secretária da educação, Ana Pacini, salientou o caráter educativo e transformador do evento. “Este festival demonstra o engajamento da Seduc com a formação integral dos nossos estudantes, utilizando a arte como ferramenta de aprendizado e expressão. Mesmo em tempos desafiadores, a educação permanece como prioridade.”

INOVAÇÃO

A gerente de arte e cultura escolar, Sabrynne Sena, destacou a inovação do tema desta edição. “A escolha do tema ‘Brasilidade’ reflete a riqueza cultural do Brasil e proporciona aos estudantes a chance de explorar a diversidade de tradições, histórias e expressões artísticas que formam a identidade do nosso país.”