O encontro debateu as metas e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação para o período de 2024 a 2034, documento que orientará as políticas educacionais brasileiras na próxima década

RondôniaO governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve participação expressiva na audiência pública realizada no dia 7 de julho, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), em Porto Velho. O encontro debateu as metas e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034, documento que orientará as políticas educacionais brasileiras na próxima década.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em educação é investir no futuro do estado e do Brasil. “O Plano Nacional de Educação é essencial para estabelecermos metas claras e ações concretas que elevem a qualidade do ensino em todas as regiões do país”, evidenciou.

A participação da Seduc reafirma o compromisso do governo de Rondônia com a qualificação da educação

A diretora-geral da Seduc, Irany Oliveira, integrou a mesa de debates, reafirmando o compromisso do governo de Rondônia com a qualificação da educação estadual. Os gerentes da Seduc também participaram do evento, evidenciando o alinhamento da Secretaria com as prioridades definidas pelo PNE. “Discutir o futuro da educação brasileira exige, antes de tudo, um compromisso firme com investimentos que permitam o seu progresso. A valorização dos profissionais da educação é fundamental para o desenvolvimento educacional no país”, destacou a diretora-geral da Seduc.

PARTICIPAÇÃO

O seminário contou ainda com a presença de parlamentares, representantes de instituições de ensino superior, sindicatos da categoria e membros da sociedade civil, que discutiram os 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias que compõem o PNE, com foco na qualidade, inclusão e equidade em todas as etapas e modalidades da educação.

A participação ativa da Seduc reafirma o compromisso do governo de Rondônia em garantir uma educação pública de qualidade, com diálogo aberto e integrado entre os diferentes níveis de gestão e os profissionais da área. O estado reforça seu empenho para que as metas do Plano Nacional de Educação sejam cumpridas e que Rondônia avance rumo a um futuro educacional mais justo e sustentável.