
Governo do estado leva atendimento de regularização fundiária para produtores de Alta Floresta d’Oeste e região. A ação segue até sábado (26), às 17h, na unidade móvel “Sepat Sobre Rodas”, no Parque de Exposição
Rondônia - O governo de Rondônia segue avançando na consolidação da política de ordenamento territorial e desenvolvimento rural sustentável. Entre os dias 23 e 26 de julho, produtores dos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Parecis e Alto Alegre dos Parecis estão sendo atendidos em mais uma etapa da ação de regularização fundiária rural, promovida pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio de Acordo de Cooperação Técnica nº 324/23.
Durante a realização da tradicional Exposição Agropecuária Expoalta, a unidade móvel “Sepat Sobre Rodas” foi instalada no Parque de Exposição de Alta Floresta d’Oeste, levando diretamente aos produtores rurais o serviço de regularização de imóveis rurais, atendendo também as glebas Rio Branco, Bom Princípio, Guaporé e Massaco. A ação tem como objetivo garantir segurança jurídica à posse da terra, fortalecendo a permanência do homem no campo e promovendo o desenvolvimento regional.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em regularização fundiária rural é uma estratégia essencial para impulsionar a economia, valorizar o trabalho do produtor e assegurar dignidade às famílias do campo. “Com o título em mãos, o agricultor ganha acesso a crédito rural, pode investir com mais segurança e contribuir diretamente para o crescimento da produção agrícola do estado”, salientou.
De acordo com o secretário da Sepat, David Inácio, a presença da unidade móvel “Sepat Sobre Rodas” em eventos como a Expoalta amplia o acesso do produtor rural aos serviços públicos e aproxima o estado de quem mais precisa. “Estamos fazendo os atendimentos dentro do parque de exposição, encurtando distâncias e garantindo que os direitos dos produtores sejam reconhecidos com justiça e transparência”, destacou.

O secretário da Sepat, afirmou ainda que a regularização fundiária rural é fundamental por seu papel estratégico na promoção da cidadania, na geração de renda e na organização do território. “Ao assegurar o direito à terra, o estado investe não apenas no campo, mas também no futuro de milhares de famílias que fazem da agricultura a base da economia regional”, ressaltou.
AÇÕES SIMULTÂNEAS
O coordenador de Regularização Fundiária Rural da Sepat, Marcos Rodrigo, disse que o governo do estado, em parceria com o Incra está realizando ação de regularização fundiária de forma simultânea em Nova Brasilândia d’Oeste e em Alta Floresta d’Oeste abrangendo produtores com serviços de regularização fundiária de oito municípios da região.
A ação conta com o apoio de emenda parlamentar estadual no valor de R$ 500 mil, em defesa do fortalecimento do setor produtivo rondoniense.
0 Comentários