Os moradores que fizeram a gravação ficaram impressionadas pelo tamanho do jacaré. Vídeo viralizou.

Rondônia - A maior espécie de Jacaré da América do Sul e Onça parda são flagradas em Cabixi e Cacoal, interior do estado de Rondônia. O vídeo gravado do jacaré ocorreu em um rio, na qual, um morador que estava em uma embarcação avistou o animal, enquanto, a Onça foi flagrada por uma câmera de monitoramento.



O flagrante do jacaré aconteceu na última segunda-feira (19) quando o internauta gravou o vídeo e chamou o animal de ‘superjacaré’. A espécie pode chegar até 6 metros de comprimento e pesar até 500kg. Os moradores que fizeram a gravação ficaram impressionadas pelo tamanho do jacaré. O vídeo foi feito próximo à Vila Neide, às margens do rio Guaporé, em Cabixi, Rondônia.



A espécie do animal flagrada é a jacaré-açu, a maior da América do Sul. Por sinal, o jacaré se alimenta de peixes pequenos e médios, e animais de grande porte. Apesar do vídeo, não dá para identificar se o animal é macho ou fêmea.

Já a Onça parda foi flagrada por um equipamento camuflado em pontos estratégicos da floresta e que ajuda na pesquisa da fauna silvestre. Animais como antas também foram flagrados pelas câmeras de monitoramento ambiental dentro de uma área de reserva em Cacoal. A onça parda é considerada o segundo maior felino das Américas.

As câmeras são fixadas em árvores e fornece para os pesquisadores e ambientalistas boas imagens para observar os animais silvestres. Os equipamentos de gravação são chamados de câmera trap e elas têm sensores que acionam o dispositivo fotográfico e registram cerca de 10 segundos de movimento dos animais.

O flagrante do animal ocorreu pelo pesquisador e fotógrafo Carlos Tuyama, que faz parte do Projeto Harpia Brasil, um programa nacional que se dedica à conservação e pesquisa de animais.



Fonte - ƒ News Rondônia/Autor: Francisco Rodrigo com informações: G1