O programa oferece uma formação prolongada e coerente
Desenvolvido com o objetivo de aprimorar as competências pedagógicas dos docentes, o Programa de Formação Continuada em Serviço está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero). A iniciativa visa contribuir, para a elevação dos índices de desempenho acadêmico dos estudantes rondonienses.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a formação continuada possibilita aos professores dessas áreas do conhecimento, a execução de um planejamento pedagógico contextualizado, o que gera benefícios, tanto para o educador quanto para o estudante. “A partir das orientações da formação, os professores conseguem concentrar os esforços com mais precisão, nas habilidades que ainda não foram consolidadas, estreitando a desigualdade das aprendizagens.”
FORMAÇÃO PROLONGADA
Segundo a coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional da Seduc, Izis Cúbia, com foco no conhecimento pedagógico, uso de metodologias ativas de aprendizagem e trabalho colaborativo entre pares; o programa oferece uma formação prolongada e coerente, integrando estratégias pedagógicas inovadoras e tecnologias educacionais. “As formações, conduzidas por especialistas da Gerência de Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado da Educação, abordam temas relevantes e estratégias alinhadas às necessidades identificadas no cenário educacional contemporâneo”, evidenciou.
O cronograma inclui aulas virtuais síncronas e assíncronas, além de atividades práticas em ambiente virtual de aprendizagem, com etapas distribuídas até novembro de 2024, culminando em um Seminário de Boas Práticas em Porto Velho.
Para a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ao reafirmar o compromisso com a formação contínua dos professores, a secretaria investe no desenvolvimento das habilidades e competências essenciais dos docentes. “Nossos professores estão sendo preparados para enfrentar os desafios atuais da educação e contribuir de forma decisiva para o sucesso dos estudantes”, disse.
CRONOGRAMA DO PROGRAMA
ETAPAS | AULAS VIRTUAIS SÍNCRONAS Língua Portuguesa e Matemática | AULAS ASSÍNCRONAS, ATIVIDADES VIRTUAIS E PRÁTICAS Língua Portuguesa e Matemática | |
1ª | 13/8/2024 | 14/8/2024 | 16/8 a 27/8/2024 |
ETAPAS | AULAS VIRTUAIS SÍNCRONAS Língua Portuguesa | AULAS VIRTUAIS SÍNCRONAS Matemática | AULAS ASSÍNCRONAS, ATIVIDADES VIRTUAIS E PRÁTICAS Língua Portuguesa e Matemática |
2ª | 28/8/2024 | 29/8/2024 | 30/8 a 10/9/2024 |
3ª | 11/9/2024 | 12/9/2024 | 13 a 24/9/2024 |
4ª | 25/9/2024 | 26/9/2024 | 27/9 a 8/10/2024 |
5ª | 9/10/2024 | 10/10/2024 | 11/10 a 22/10/2024 |
6ª | 23/10/2024 | 24/10/2024 | 25/10 a 5/11/2024 |
7ª | 6/11/2024 | 7/11/2024 | 8/11 a 19/11/2024 |
SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS (Porto Velho) | 20 a 22/11/2024 |