Fórum impulsiona intercâmbio de experiências e fortalece aproximação dos órgãos de comunicação
Rondônia - Temas como Brasil pós-eleições: o cenário e impactos políticos; e Governos Conectados: o papel do digital na gestão pública fazem parte das palestras e debates desta quinta-feira (7) do primeiro dia de realização do 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece em Mato Grosso do Sul. O evento reúne representantes de comunicação pública de todo o país, dentre eles, a secretária de Estado de Comunicação de Rondônia, Rosângela Aparecida da Silva, que reforça a importância da oportunidade de se debater assuntos relacionados à legislação, comunicação digital e fiscalização de investimentos na comunicação pública e governamental.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), o Fórum, cujas atividades irão ocorrer nesta quinta (7) e sexta-feira (8), em Campo Grande (MS) e visa impulsionar intercâmbio de experiências e fortalecer a aproximação dos órgãos de comunicação dos governos estaduais. O secretário de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Sousa, anfitrião do evento, fez a abertura do Fórum e enfatizou a troca de ideias, que serão transformadas em ações voltadas à comunicação institucional.
Secretarias estaduais de comunicação debatem ações para a comunicação institucional
A secretária da Secom-RO e também vice-presidente do CNSecom, Rosângela Aparecida, destaca que, “chegamos à 6ª edição do Fórum que representa um avanço dos debates e ações desenvolvidas pela comunicação institucional dos estados brasileiros, com importantes temas inseridos nas pautas de discussões, sempre procurando uma sintonia maior entre esses órgãos e, consequentemente, agregando experiências que impulsionam a comunicação com estratégias cada vez mais eficazes, para garantir maior aproximação da sociedade”, enfatizou, saudando todos os demais participantes durante a abertura do evento.
O presidente do CNSecom, Igor Marques, secretário de Comunicação do Rio de Janeiro, reforçou que a realização de mais uma edição do Fórum tem como ápice, a importância de se fortalecer um modelo de relacionamento e intercâmbio de experiências entre as Secretarias de Comunicação do país, pontuando a contribuição da comunicação pública ao desenvolvimento dos estados e do Brasil.
DEBATES
O 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação teve início nesta quinta-feira, com um cronograma de debates importantes, tais como: Brasil pós-eleições: o cenário e impactos políticos – Márcio de Freitas – Diretor de Política da FSB Holding; A Auditoria do TCU no governo federal: critérios de gastos em contratos de propaganda – Álvaro Carvalho – presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Mato Grosso; Legislação e Boas Práticas nas Despesas Públicas com Publicidade – Dr. Edvaldo Barreto – procurador do DF e especialista em licitações e contratos de publicidade; e Governos Conectados: o papel do digital na Gestão Pública – Catalina Arica – estrategista digital da FSB Renata Tomaz – jornalista, pesquisadora de cultura digital e coordenadora da Escola de Comunicação da FGV.
No segundo dia de discussões, nesta sexta-feira (8), os temas abordados serão: Desvendando o TikTok: estratégias e engajamento na rede social do momento – Leandro Albuquerque – Bussines Partner Manager do TikTok – Luciana Furtado – Head de Estratégias Criativas para contas de governo no TikTok; Legislação Digital para Comunicação Pública – Otávio Venturini – especialista em Compliance, Proteção de Dados e Direito Administrativo; e Apresentação da campanha publicitária – Secretário Igor Marques e Virgínia Lencastre, diretora da Nova, no Rio de Janeiro.