
A imagem mostra a promotora de Justiça com os demais servidores
Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, nesta quarta-feira (30/4), uma reunião para definir ações de enfrentamento à violência contra mulheres e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. O encontro ocorreu na sede da Instituição, em Porto Velho, e contou com a participação de servidores do Gaeciv e do Gaesp. A ação acontecerá na 9ª etapa do projeto MP Irinerante, que será realizado entre os dias 5 e 9 de maio, nos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama.
A proposta da reunião foi integrar as equipes e alinhar os atendimentos que serão realizados em ações do MP Itinerante. O plano de ação prevê atendimento humanizado a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, com deficiência e com mobilidade reduzida, com foco no acolhimento, sigilo e respeito à realidade local.
Segundo a promotora de Justiça Tânia Garcia, a atuação conjunta entre os órgãos do MPRO e a rede de apoio local é essencial para garantir efetiva proteção às vítimas. “Precisamos construir estratégias que levem em conta a escuta sensível e o sigilo como fundamentos do atendimento. Nosso objetivo é acolher essas pessoas de forma digna e eficiente”, afirmou.
Plano de trabalho
Entre as atividades previstas no plano, estão rodas de conversa com representantes institucionais e da rede local, escuta qualificada das vítimas, registro legal das denúncias e orientações sobre canais de denúncia. Os atendimentos ocorrerão em espaços previamente definidos nos territórios atendidos, incluindo ações no barco do MP Itinerante.
A promotora também destacou que o trabalho será pautado pela integralidade das políticas públicas, buscando garantir direitos em articulação com instituições como o Centro de Atendimento às Crianças e Adolescentes (CTCA), a Secretaria de Assistência Social (SEAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF).
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
0 Comentários