Oficina Técnica Estratégica Amazônia 2050 e abertura da I Semana do Clima da Amazônia, em Belém

RondôniaGestores e especialistas da Amazônia Legal participaram da Oficina Técnica da Estratégia Amazônia 2050 e da cerimônia de abertura da I Semana do Clima da Amazônia. Os eventos acontecem entre os dias 14 e 18 de julho, em Belém.

A Oficina Técnica teve como objetivo detalhar a construção da Estratégia Amazônia 2050, plano de longo prazo que orienta a atuação conjunta dos estados da região em torno de metas estratégicas para conservação da floresta, o fortalecimento da bioeconomia e a adaptação às mudanças climáticas. O evento foi promovido pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação do estado em espaços como esse fortalece o compromisso com o futuro sustentável da Amazônia e reafirma o papel estratégico de Rondônia na formulação de políticas públicas integradas, com base em evidências técnicas e na construção de soluções regionais para os desafios ambientais. “O governo de Rondônia tem investido e trabalhado para garantir que o desenvolvimento de Rondônia ocorra com equilíbrio ambiental. A articulação entre os estados amazônicos representa um avanço significativo para a consolidação de uma atuação conjunta e efetiva frente às transformações climáticas”, ressaltou.

Debates discutem ações integradas para o desenvolvimento sustentável da região

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Representando Rondônia, a titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e vice-coordenadora da Câmara Setorial de Planejamento do Consórcio da Amazônia Legal, Beatriz Basílio Mendes, integrou os debates que discutem ações integradas para o desenvolvimento sustentável da região e o enfrentamento da crise climática.

“Estamos planejando o futuro da Amazônia com responsabilidade, ciência e compromisso coletivo. Rondônia está pronta para contribuir ativamente com soluções que valorizem o meio ambiente sustentável”, afirmou a secretária da Sepog e vice-coordenadora da Câmara Setorial de Planejamento do Consórcio da Amazônia Legal.

As discussões incluíram a validação dos eixos prioritários do plano, como transição energética, economia de baixo carbono, financiamento climático, conectividade e governança compartilhada. O evento também marcou o início da I Semana do Clima da Amazônia, iniciativa anual e itinerante que reúne lideranças públicas, privadas e da sociedade civil com o propósito de consolidar a região como protagonista da agenda ambiental nacional e global.

A I Semana do Clima da Amazônia é uma iniciativa construída por um amplo conjunto de organizações privadas, públicas e da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento sustentável da região. O evento é realizado entre os dias 14 e 18 de julho, e busca consolidar-se como um evento anual e itinerante, com futuras edições nos demais estados da Amazônia Legal, fortalecendo a região como um espaço estratégico no cenário climático nacional e internacional.

COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNOS
 
As discussões incluíram a validação dos eixos prioritários do plano, como transição energética

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma entidade pública que reúne os nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Criado para fortalecer a cooperação entre os governos estaduais, o Consórcio visa promover o desenvolvimento sustentável da região, garantindo o equilíbrio entre o progresso econômico, a justiça social e a preservação ambiental.

Como autarquia de direito público, o Consórcio faz parte da administração indireta dos estados membros e possui foro no Distrito Federal, onde seu escritório central está localizado em Brasília. Além disso, conta com núcleos administrativos nos estados consorciados, facilitando a implementação de políticas públicas e a coordenação de iniciativas regionais.