
Rondônia - Ji-Paraná, RO (22 de junho de 2026) – O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política, coordenada pela Secretaria e pelo Coletivo Estadual de Mulheres Petistas.

O encontro reuniu lideranças de diversos municípios para dois dias de formação voltada às eleições de 2026, com foco também em 2028.
Psicóloga Luciana Basilio e a Historiadora Risolene Souza.A abertura no sábado contou com a presença do Presidente Estadual do PT, Ernesto Ferreira, e da representante do Coletivo de Mulheres do DM de Ji-Paraná, Andreia Martins. Na sequência, Clarice Braga, multiplicadora do programa em Rondônia, apresentou o Projeto Elas por Elas, com foco nas estratégias de comunicação para organização coletiva das campanhas de mulheres. A manhã foi concluída com o painel sobre feminismo e disputa de projetos com a Profa. Dra. Luciana Basilio. À tarde, os Grupos de Trabalho mapearam desafios eleitorais nos territórios e houve debate sobre a conjuntura nacional e estadual, coordenado pelas Secretárias do Coletivo, Alessandra Lunas e Risolene Maria, a Risa. O segundo painel discutiu o Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual nas Campanhas.
PRÉ-CANDIDATAS COMPARTILHAM TRAJETÓRIAS E PAUTAS EM COMUM

No domingo, após a acolhida, houve espaço para falas das pré-candidatas presentes, com participação da Deputada Estadual Claudia de Jesus, pré-candidata à reeleição, e das pré-candidatas a Deputada Federal Euzilene da CUT e da professora Márcia Regina. Elas compartilharam trajetórias e bandeiras de luta, evidenciando que, mesmo atuando em defesa de pautas de seus setores, as pautas em comum sempre estarão presentes. São elas: combate à violência e ao feminicídio, igualdade salarial, paridade de gênero nos espaços de poder e defesa de uma Política Nacional de Cuidados e da saúde integral feminina.
CONTABILIDADE E LEGISLAÇÃO ELEITORAL
Ainda no domingo, foram realizados painéis técnicos sobre prestação de contas com o contador do PT-RO, Wirlei Alves da Silva, e legislação eleitoral com a advogada Sueli Leite Van Dal.
Legislação e prestação de contas eleitoralUm dos momentos mais aguardados da programação, que contribui para o domínio dos temas e para a eficácia da organização da campanha eleitoral.
O encerramento contou com avaliação coletiva da oficina, em que as participantes apontaram o que foi positivo, o que precisa avançar e propostas de melhoria para as próximas etapas.
“O objetivo é fortalecer as mulheres do PT e suas equipes, para disputar as eleições com segurança técnica e política”, afirma Alessandra Lunas, Secretária Estadual de Mulheres.
ELAS POR ELAS
O Elas por Elas é um programa nacional de formação política, criado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, que atua para ampliar a presença das mulheres nos espaços de poder.
Esta é a segunda etapa do programa no estado, após a primeira edição em Porto Velho realizada no final de maio.
O encontro definiu encaminhamentos para multiplicação da formação nos municípios e continuidade do programa com a Trilha Virtual.
Fotos do evento:














0 Comentários